
O impacto da volta do Irã ao mercado na economia mundial
Mercado de 80 milhões de iranianos interessados em produtos estrangeiros enche os olhos de empresas internacionais
O desembararalhar do regime mais complexo de sanções do mundo começa agora " e já traz complicações para mercados e negócios em todo o mundo.
No sábado, após a comprovação de que o Irã cumpriu sua parte no acordo nuclear com as potências mundiais, a União Europeia revogou sanções econômicas que incluíam um embargo à compra de petróleo cru iraniano e restrições ao comércio com o país.
"Este é um dia que estávamos esperando há anos. Haverá grandes mudanças", disse Michael Tockuss, diretor da câmara de comércio Alemanha-Irã.
"Também tiraremos cerca de 300 indivíduos e empregos iranianos da lista de sanções da UE. Até agora, não podíamos fazer nenhum negócio com eles, nem vender pão ou biscoitos."
Os Estados Unidos, por sua vez, retirou sanções que atingiam especialmente o setor bancário. Mas neste domingo, o governo Obama anunciou uma nova rodada de sanções, desta vez a 11 empresas e indivíduos ligados a um programa de mísseis balísticos no país. Eles ficarão impedidos de usar bancos americanos.
Elas foram anunciadas depois que o Irã realizou, no último mês de outubro, um teste de um míssil balístico de precisão, capaz de transportar uma ogiva nuclear. O teste foi uma violação da proibição das Nações Unidas.
Apesar de dizer que o acordo nuclear foi "inteligente" e comemorar seu resultado, o presidente Barack Obama afirmou que o país "continuará firme na oposição ao comportamento desestabilizador do Irã em outras áreas".
Mesmo assim, espera-se que o fim de boa parte das restrições cause sério impacto nos preços do petróleo, que já estão em níveis historicamente baixos, e no setor financeiro.
Estimativas apontam que, sem as sanções, o PIB (Produto Interno Bruto) do Irã pode crescer 5% entre 2016-2017
As sanções que terminam e as que permanecem
As sanções econômicas relacionadas com o programa nuclear do Irã estão em prática desde 2006, por cima de outras que já existem a décadas.
Com a implementação do acordo nuclear, sanções do Conselho de Segurança da ONU à venda de tecnologia nuclear e de defesa serão anuladas. Também será revogado o congelamento de bens de indivíduos e empresas. Apesar de o impacto delas ter sido pequeno comparado às da UE e dos Estados Unidos, elas legitimavam as ações restritivas de outros países.
Além de remover sanções a setores inteiros como bancos, transporte marítimo e seguros, entidades e indivíduos que estavam na lista negra por causa de suas supostas atividades relacionadas ao programa nuclear agora podem fazer negócios com a União Europeia.
No entanto, pessoas na lista de sanções relacionadas ao terrorismo continuarão excluídas.
Os Estados Unidos também mantêm embargos a entidades acusadas de patrocinar o terrorismo, como a Guarda Revolucionária do Irã. E as sanções relacionadas ao programa nuclear foram apenas suspensas, não completamente derrubadas.
DA REDAÇÃO DO FRANCO DA ROCHA NEWS
EDIÇKAO JORNALISTA JOSE CARLOS PEREIRA
Mais notícias da seção
GERAL no caderno
ULTIMAS NOTICIAS
16/02/2016 - GERAL - APOSTOLO GABRIEL DIAS É INJURIADO NO FACEBOOK E SOFRE ATAQUES DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA DESAGRAVO A FAVOR DO APOSTOLO GABRIEL DIASO Facebook, é uma rede de relacionamentos, onde se abriga pessoas, de vários caráteres, personalidade e intenções, alguns com propósitos criminosos, e que buscam, com o mal, apagar o bem, injuriar as pessoas de bem, como a pessoa do Apostolo Gabriel Dias, homem de Deus, Sacerdote de Deus, líder de uma grande comunidade, a Batist Church Brasileira,...
10/02/2016 - GERAL - Nova"Lista de Transparência traz 340 nomes flagrados por trabalho escravoConsiderando que a lista suja nada mais é do que uma relação dos casos em que o poder público caracterizou trabalho análogo ao de escravo e nos quais os empregadores tiveram direito à defesa administrativa em primeira e segunda instâncias; e que a sociedade tem o direito de conhecer os atos do poder público, a Repórter Brasil e o INPACTO, solicitar...
10/02/2016 - GERAL - Nova"Lista de Transparência traz 340 nomes flagrados por trabalho escravoConsiderando que a lista suja nada mais é do que uma relação dos casos em que o poder público caracterizou trabalho análogo ao de escravo e nos quais os empregadores tiveram direito à defesa administrativa em primeira e segunda instâncias; e que a sociedade tem o direito de conhecer os atos do poder público, a Repórter Brasil e o INPACTO, solicitar...
17/01/2016 - GERAL - Lawmaker denies bribery following KPK raidThe deputy chairman of the House of Representatives Commission V overseeing transportation and infrastructure, Yudi Widiana, has clarified rumors over his alleged involvement in a bribery case related to infrastructure construction projects at the Public Works and Public Housing Ministry, a politician has said....
05/01/2016 - GERAL - DILMA, PARTE PARA CIMA DE MADURO CONTRA AS MANOBRAS DO CHAVISMO BOLIVARIANO.Sinais prévios e militaresA nota soma às advertências prévias da gestão Dilma Rousseff a Maduro a respeito do processo. Antes das eleições, a presidenta enviou uma carta privada a Maduro com observações sobre o pleito. Ainda no começo do ano, o Itamaraty também lançou nota criticando a prisão do prefeito opositor Antonio Ledezma....
29/11/2015 - GERAL - Demikianlah, lidah seseorang itu sangat berbahaya sehingga dapat mendatangkan banyak kesalahan Imam Ghazali telah menghitung ada 20 bencana karena lidah antara lain berdusta, ghibah (membicarakan orang lain), adu domba, saksi palsu, sumpah palsu, berbicara yang tidak berguna, menertawakan orang lain, menghina orang lain, mencari-cari kesalahan orang lain, dsb....
26/11/2015 - GERAL - Polinésia Francesa também investiga má-formação de fetos após epidemia de zikaOs casos suspeitos de microcefalia no Brasil passaram de cerca de 150 por ano para 739 este ano. Há notificações em 160 municípios de nove Estados, principalmente no Nordeste. O Estado mais afetado é Pernambuco."Acho que nunca foi registrado nenhum aumento tão grande, em tão pouco tempo, em casos de microcefalia", disse a especialista de Oxford....
25/11/2015 - GERAL - Por que é raro que um parlamentar seja preso?Legislação limita possibilidade de prisão de congressistas como o senador Delcídio AmaralDezenas de pessoas já foram presas pela Operação Lava Jato, mas nesta quarta-feira aconteceu algo inédito: um senador no exercício de seu mandato, o líder do governo na Casa, Delcídio Amaral (PT-MS), foi detido preventivamente sob a acusação de tentar atrapalha...